Blog Estúdio MD3

O que é um site responsivo?

Saiba mais sobre essa nova tendência da web que garante que os sites se adaptem a diversos tamanhos de tela

A necessidade surgiu quando a diversidade de tamanhos de tela cresceu no mundo da tecnologia: netbooks, laptops, tablets, smartphones, iMacs (com suas telas gigantes) e por aí vai. No passado, os sites tinham tamanhos fixos e caso as telas fossem menores que esse tamanho, barras de rolagem horizontais eram geradas no navegador e caso o site fosse muito menor que esse tamanho, um espaço muito grande era despediçado nas laterais da página.

Nesse ponto, já conseguimos ver qual é a problemática a ser resolvida, certo?

A primeira solução que vem à cabeça seria criar diferentes versões do site, específicas para cada tamanho de tela. Mas como já apontamos no início do artigo, isso seria totalmente inviável. É aí que entra a responsidade e os sites responsivos.

Resumidamente, podemos dizer que um site responsivo contém tecnologias e instruções que garantem a adaptação automática dos elementos da página de acordo com o tamanho da tela em que o site foi carregado. A vantagem desse tipo de tecnologia, é que não é necessário desenvolver projetos diferentes, o que abaixa o custo de desenvolvimento e manutenção, além de conservar a identidade do site e a integridade do conteúdo.

Além disso, o design responsivo também tem outras características importantes:

  • Redimensionamento das imagens de acordo com a resolução.
  • Simplificação da interface para a realidade dos dispositivos móveis, onde o usuário geralmente tem menos tempo e menos atenção.
  • Ocultar ou mostrar elementos específicos.
  • Aumentar ou diminuir elementos para o uso do mouse ou do dedo para executar ações.
  • Utilizar recursos dos dispositivos móveis, como: geolocalização, câmera ou caputa de movimentos.

Esse tipo de característica se tornou tão importante atualmente, que o próprio Google já valida e dá dicas de como tornar o seu site amigável para dispositivos móveis. No geral, grande parte dos acessos de sites vêm de dispositivos móveis e esse número pode chegar a até 80% dos acessos, dependendo do público alvo e do conteúdo do site.

O Estúdio MD3 desenvolve sites responsivos. Quer um você também? Entre em contato conosco.